Não estou procurando um conceito histórico, filosófico, religioso ou antropológico, procuro simplesmente um conceito racional e objetivo do tipo “deus é........” e só.
A concepção de Deus varia muito de crença para crença, estando esta concepção mais ligada a seus atributos, então procurei e encontrei esta definição de divindade que é mais genérico e cabe bem ao propósito deste post: Divindade é um ser sobrenatural, usualmente com poderes significantes, cultuado, tido como santo, divino ou sagrado, e/ou respeitado por seres humanos. Normalmente as divindades são superiores aos seres humanos e à natureza.
Bem, “cultuado, tido como santo, divino ou sagrado, e/ou respeitado por seres humanos”, não são exatamente exclusividade de deuses, tendo em vista que encontramos entre os mortais muitos que apresentam estas características. Por exemplo Elvis Presley, Madre Teresa de Calcutá, Maradona, Pelé, Madonna, Hitler, Mao Tsé Tung, Pol Pot, Frei Damião, Padre Cícero, Evita Peron, Carlos Gardel, Martin Luther King, Obina, etc.
Talvez possamos reduzir o conceito de deus para “ser sobrenatural, usualmente com poderes significantes”, poderes como controlar a natureza e quebrar as leis universais da física. Nos chamados livros sagrados das diversas religiões (biblia, por exemplo) são encontrados relatos de tempestades, pragas, dilúvios, e outros fenômenos naturais como fazer o Sol parar no espaço, provocados pelos deuses, usando seu poder de controlar a natureza. Outros fenômenos que quebram as leis da física como a levitação, andar sobre a água, aparições, etc., são também muito encontrados.
Desconsiderando os relatos de fenômenos bizarros e considerando a possibilidade dos fenômenos climáticos serem simples coincidências, podemos dizer que algumas das façanhas restantes não são exclusividade de deuses. Chris Angel, David Copperfield e outros têm espantado multidões com suas habilidades em levitar, desaparecer coisas, desaparecer pessoalmente e aparecer em outro lugar, transformar coisas em outras coisas, etc. Neste ponto quase que escuto alguém dizer: - Ahhh, mas eles são mágicos e tudo isto é truque. E eu acresecento: - Certo, porque no caso dos deuses tudo é verdade, não é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário